quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As mais fabulosas praias do mundo repletas de conchas

As mais fabulosas praias do mundo repletas de conchas:


O hábito que temos de apanhar as conchas vazias que deram à costa e que encontramos, ocasionalmente, na areia da praia, fazem parte de um qualquer cenário paradisíaco de sonho.

A maioria das praias são compostas, principalmente, de partículas de rocha, como areia, cascalho, seixo, etc. Agora, quem adivinharia neste mundo que existem praias completamente repletas destas "casinhas" marinhas que serviram, outrora, de habitação de moluscos?

Se você é amante de conchas, conheça quatro praias únicas e esplendorosas onde elas se podem encontrar por todo o lado:






1. Shell Beach, Austrália

A Shell Beach (Praia das Conchas, em tradução literal) está localizada a 45 km a sudeste de Denham na região da Baía do Tubarão da Austrália Ocidental. Estendendo-se por mais de 120 km, esta praia branca de areia branca como a neve é composta de milhões de minúsculas conchas, chegando a atingir 10 metros de profundidade!


A água do mar no L `Haridon Bight tem uma salinidade alta devido tanto à geomorfologia e ao clima local da região. Esta alta salinidade permite que o berbigão se prolifere sem controlo, pois os seus predadores naturais não se adaptaram bem a este ambiente. Quando o berbigão morre de causas naturais, em seguida, as suas conchas são arrastadas para a costa, e isto vem acontecendo há milhares de anos, cobrindo completamente toda a praia.
 
As conchas também formam o fundo do mar, estendendo-se ao longo de centenas de metros da costa. Nas partes superiores da praia, longe da linha de água, muitas das conchas cimentaram-se umas nas outras, em algumas áreas, levando à formação de grandes conglomerados sólidos.

2. Sanibel Island, Florida, EUA

A Ilha de Sanibel atrai visitantes de todo o mundo, em parte por causa das grandes quantidades de conchas que, frequentemente, se encontram nestas praias. Uma das razões para estas acumulações de conchas é o facto de Sanibel se tratar de uma ilha barreira que tem uma orientação leste-oeste quando a maioria das ilhas são norte-sul. O torque de leste a oeste do extremo sul de Sanibel age como uma pá, recolhendo todas as conchas que o Golfo importa do mar das Caraíbas e de outros do sul.



As conchas marinhas criaram uma economia para os habitantes de Sanibel desde o tempo dos índios Calusa, e estão muito integradas na cultura e na economia da ilha. Mais de 20 a 30 mil turistas vêm a Sanibel e à sua ilha vizinha Captiva a cada semana no período de de pico, atraídos pelo desejo de caminhar nas praias Sanibel e ver as suas belas conchas. 

Elas desfilam interminavelmente ao longo das areias das praias. Muitas conchas podem ser compradas em lojas locais, ou pode ser vistas no museu de conchas local, ou na Feira das Conchas de Sanibel que se realiza todos os anos no início de Março.




3. Anse de Grand Gallet, São Bartolomeu (Antilhas Francesas)

A Praia de Conchas de Saint Barthélemy, também conhecida como Grand Gallet, é a mais popular e a mais frequentada da ilha. Não é difícil perceber porquê. 

 Muitos visitantes e passageiros de cruzeiros deslocam-se aqui para apreciar a enorme quantidade de conchas que aqui se acumulam ao longo da costa. 


 A praia está repleta de belas e originais conchas, de todas as formas e feitios, que estão constantemente a mudar e a evoluir ao longo das margens da costa. 

4. Jeffreys Bay, África do Sul

Jeffreys Bay é uma cidade situada na África do Sul, zona sul do Cabo. Apesar de a sua praia não ser tão espetacular como a Ilha Sanibel ou a Shell Beach australiana, Jeffreys Bay não deixa de ser famosa, todavia, pela sua abundante quantidade de conchas, pelos seus deliciosos pratos de marisco e calamares. O museu local abriga mais de 600 espécies diferentes de conchas de todo o mundo, fazendo com que possua a maior coleção do mundo, atraindo visitas de amantes de conchas de todo o lado. 

Em Setembro celebra-se aqui o Festival das Conchas, tradição ao longo de mais de 20 anos, onde se podem apreciar e comprar uma enorme e variada quantidade de conchas de todos os tamanhos, cores e feitios. 

Jeffreys Bay também é conhecida por ser uma zona de surf muito popular, tornando um local preferido por muitos turistas adeptos desta prática desportiva.



Depois de conhecer estas lindas praias, não ficou com vontade de conhecê-las ao vivo. Boas férias e bom Verão e, já agora, boa viagem!

Siga @HDescobri


Um comentário:

Postagens populares

Seguidores