quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gravidez – Dicas Importantes e Interessantes

Gravidez – Dicas Importantes e Interessantes:
Gravidez, um assunto que surpreende e que com certeza encanta qualquer mulher. Um ser inocente, e que mesmo tão pequeno, é capaz de mudar a vida de qualquer um. Muitas mulheres possuem inumeras dúvidas sobre este assunto. Algumas se sentem inseguras com a primeira vez, que é mais do que normal, pois cuidar de uma vida e saber dar o amor e carinho necessario, exige empenho e grande força mental. Mas como já sabemos, a mãe, mesmo que não perceba é totalmente forte para isto, afinal foi Deus quem lhe concedeu esta missão na terra. Apesar de existirem inumeras duvidas, á seguir daremos algumas dicas sobre este assunto, para que você saiba administrar melhor a sua gravidez, levando uma vida saudável e feliz, nesta nova etapa que se abrirá e será seguida para sempre. Afinal, filhos são heranças eternas.
Fio a fio
A gravidez tem um efeito imprevisível nos cabelos. Os oleosos podem ficar secos e quebradiços, e os secos ganharem oleosidade. Isso ocorre por conta da ação do hormônio progesterona que estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que haja um aumento de oleosidade na raiz. Já os cabelos lisos podem se tornar mais ondulados e os crespos ficarem menos cacheados. Ocorrem também alterações no volume, no crescimento e até na queda dos fios.
Mas calma, em geral, após o terceiro mês, e no máximo até o término da gravidez, suas madeixas devem voltar ao que eram antes. Prepare-se apenas para a queda de cabelos, que costuma acontecer logo após o parto e persiste por cerca de três meses. Apesar de essa queda ser natural, é aconselhável ingerir mais proteínas e vitaminas para amenizar a perda excessiva dos fios.
Brilho no rosto
A pele do rosto também sente os efeitos da gravidez. Umas ressecam, outras ficam mais oleosas. Podem também aparecer acnes, manchas ou alergias — até a produtos que você usava antes de engravidar. O importante é ficar atenta às reações e usar truques de maquiagem para esconder a palidez, natural dos primeiros meses devido aos enjôos, e as olheiras por conta das noites maldormidas

Evitar estrias durante a gravidez
Não dá para ter 100% de certeza que elas não aparecerão, porém tomando os cuidados necessários, a futura mamãe diminui muito a chance do surgimento das estrias na gravidez.
Evite engordar muito. Na gestação é comum, natural e até necessário o ganho de peso, mas atenção para não perder a linha. Os médicos recomendam que a mulher deve chegar ao final da gestação com um aumento de no máximo 9 a 12Kg a mais do que tinha antes de engravidar.
Use sutiã de sustentação com alças largas. Como os seios ficam maiores e mais pesados, há chance da pele ceder com mais facilidade.
Escolha calcinhas de cintura alta, especialmente projetadas para mulheres grávidas. Estas calcinhas dão maior resistência à pele do abdômen, evitando que a pele se estique muito com o peso da barriga.
Use cremes com propriedades nutritivas e hidratantes, pois a pele desidratada torna-se mais susceptível às rupturas.
Ao utilizar o hidrante nos seios, tome um cuidado especial com a região dos mamilos, que deve ser evitada. Como os seios estão se preparando para a amamentação, o uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina e sensível, o que pode causar rachaduras nos mamilos durante a sucção do bebê na amamentação.
Nutrindo e hidratando seios e barriga antes, durante e depois da gravidez e não engordando demais, você chegará ao final da gravidez com a pele intacta e sem estrias.

Exercício físico na gravidez
A atividade física, desde que bem feita (não podemos nos esquecer disso!), funciona como aliado frente a inúmeros probleminhas corriqueiros na gravidez.
O primeiro passo da gestante que quer começar a cuidar da saúde com algum exercício físico é procurar o seu médico ginecologista para que este a avalie e confirme que não haverá problemas para a gestante e o bebê.
Outra aprovação necessária para começar os exercícios com tranqüilidade é a do cardiologista. Depois da liberação médica, o educador físico vai fazer uma avaliação complementar da gestante para que possa delinear um plano de exercícios específico para cada mulher.
Outro acompanhamento importante para as grávidas, principalmente para as que realizam atividade física, é o nutricional. O profissional de nutrição fará uma dieta alimentar balanceada para que a mamãe atleta faça seus exercícios sem que prejudique a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.
Exercício é bom em qualquer idade e ocasião, desde que acompanhado por bons profissionais. Atividade feita de maneira errada não trará o efeito esperado e pode trazer ainda mais incômodo à fase de preparação do filho.
Além da mamãe, o bebê também se beneficia com os exercícios. O recém-nascido nasce em melhores condições e com peso normalmente maior.
Continuar os exercícios depois do parto é muito importante para que a mamãe volte o mais rápido para sua forma física ou até melhor.
Sexo na gravidez
Sexo durante a gravidez traz desconforto para a grávida? Machuca o bebê? Atrapalha o desenvolvimento da gestação? Faz bem ou faz mal?
De acordo com o ginecologista Mariano Tamura, mais da metade dos casais que serão pais pela primeira vez vai ao médico com as dúvidas acima já nas primeiras consultas de pré-natal. Entre aqueles que já tiveram problemas com gravidez de risco e ameaça de aborto esse número chega a quase 100%.
“Sexo é bom, faz bem para quem pratica e para a relação do casal, pode ser feito sem restrições até a chegada do bebê e é seguro, desde que seja uma gravidez saudável e sem intercorrências”, explica o ginecologista.
Riscos podem ocorrer somente quando a gestante tem sangramento (principalmente nos três primeiros meses de gestação), ameaça de aborto ou de parto prematuro. Nesses casos, recomenda-se a abstinência sexual, mas não necessariamente durante toda a gravidez.
“Muitas vezes, recomendamos que não pratiquem sexo durante a fase de risco, assim como esforço físico e outros excessos no mesmo período. Passado o problema, o sexo está liberado. Por isso é fundamental o acompanhamento médico”, afirma.

Consumo de cafeína durante a gravidez.
O consumo de cafeína em qualquer momento durante a gravidez está associado com um aumento no risco de restrição do crescimento fetal – baixo peso do bebê ao nascer.

Fumar na gravidez
Ao fumar um único cigarro, a mãe está transmitindo, através da corrente sangüínea, as quase 5 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro para seu filho. No período de amamentação, o bebê recebe as substâncias através do leite materno. Os efeitos da exposição materna ao cigarro são drásticos: em poucos minutos, por exemplo, os batimentos cardíacos do feto aceleram, devido ao efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular, além de aumentar as chances de o bebê desenvolver complicações respiratórias, asma e alergias. Evite cigarros ou qualquer outro tipo de subtâncias similares.

Conteúdo Relacionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Seguidores